"Não tente me desvendar...quando escrevo sou voce, sou aquela...sou várias. Posso te surpreender quando pareço óbvia e ser óbvia quando pareço estranha" SGiudice
Total de visualizações de página
quarta-feira, 14 de março de 2012
DESPREZO....
O desprezo é um sentimento amargo, tanto aquele que desfere, quanto aquele que recebe.
Quando desprezamos, precisamos refletir profundamente os motivos que nos levam a agir de tal maneira. Pode parecer que não, mas quando temos este sentimento por alguém, podemos estar sofrendo tanto ou até mais do que aquele que é o alvo da nossa falta de apreço.
Desprezar significa colocar-se geralmente em um degrau de superioridade e arrogância, avaliando o seu alvo com pouco caso ou até uma dissimulada indiferença.
Indiferença, que não é verdadeira, porque se assim o fosse, não perderíamos nosso tempo tentando atingir o outro, porque, na verdade, é isso que aquele que despreza deseja: ferir o outro.O olhar de menosprezo é um olhar inadequado. Todos somos importantes e temos o nosso valor aos olhos do Criador, independente de nossa religião, status social, posição profissional ou preferências.
Como o arquiteto poderia ver a sua obra finalizada, se não fossem os seus construtores?
Perfeitos ou imperfeitos, todos desempenhamos nosso papel no Universo, e acredito que “ao seu modo”, ninguém tem como prioridade desempenhá-lo de maneira errada ou inadequada. Se alguém nos incomoda e o tratamos com desdém, convém fazermos uma análise profunda dos reais motivos que estão por trás de tal atitude. Com certeza, se agirmos com critério, poderemos também captar uma mensagem implícita neste contexto de julgamento.
Aquele que é desprezado, sente a dor do desprezo, mas convém àquele que desdenha e sente prazer nisso, avaliar o motivo de tão limitada visão.
Com que pretensão nomeamos, julgamos e condenamos?
O que estaria por trás dos atos de desprezo, desferidos à alguém?
Através de nossas carências e fraquezas estamos também nos tornando avalistas do nosso próprio adiamento evolutivo.Te preocupas em desprezar alguém, o quanto tu te importas na verdade com ela.
Por trás do desprezo, pode existir um outro sentimento mascarado que talvez não queiramos admitir nem a nós mesmos!....por SGiudice
“Apenas quem é desprezível, pode ter medo de ser desprezado”. François de La Rochefoulcauld
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário