Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

Contemplar ou meditar?


Contemplação significa concentrar-se num assunto ou objeto específico. Por exemplo, a idéia de "generosidade" ou "a beleza do mar", de um "por do sol".....

Para nós, ocidentais, é muito mais fácil contemplarmos do que meditarmos. Isso porque estamos acostumados a fixar nosso pensamento num determinado assunto e analisá-lo, ao contrário da meditação que implica manter a mente vazia, observar sem pensar, sem fazer comentários mentais.

Ambas - meditação e contemplação - são práticas de aprofundamento do nosso ser que exigem coragem para ver emergir um outro ser livre de resistências, apegos, medos e paixões. Portanto não são fáceis. Mas vale a pena tentarmos.

"Contemplar" um pensamento significa manter o foco no seu significado. À medida que você focaliza diferentes níveis de significado vão aparecendo. Por exemplo, penso na palavra "carinho"; carinho me sugere toque... que sugere aproximação... que sugere confiança... que sugere segurança... que sugere auto-estima. Emergem símbolos... imagens... sensações... cenas do passado... expectativas de futuro... Uma viagem ao centro do nosso Eu Maior. Na "contemplação" não há problema em pensar, desde que se mantenha o foco. O benefício desta prática propicia, com o tempo, trazer a sensação de maior paz interior, bem como bem estar físico e redução de ansiedade e do medo, além do fortalecimento de todo o sistema imunológico.

Idéias e novos valores também podem surgir, diferentes daquelas doutrinas que nos foram passadas pela nossa família, cultura, religião. Compare-as, considere-as e reflita sobre estes novos conceitos. Lembranças poderão surgir trazendo "novas visões" esclarecedoras e adormecidas que agora emergem dando início a processos de cura. Não tenha pressa. Concentre-se nos níveis de aprofundamento e seu significado. Perceba-se. Se dispersar, não se critique. Os pensamentos escapam. Traga-os de volta com gentileza.
Certifique-se de realizar este processo com prazer. Registre em um caderno suas percepções. Isso o ajudará a concretizar seus pensamentos.

Confie apenas no seu ser intuitivo e boa viagem!  por SGiudice

Nenhum comentário:

Postar um comentário