Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2011

Casados e Distantes.....por SGiudice



O casamento amornou, esfriou, congelou? Onde foi parar aquele homem romântico, carinhoso e atencioso? E aquela mulher delicada, bem disposta e perfumada?

Vocês se lembram do tempo dos casamentos "arranjados"? Os pais escolhiam o marido para as filhas que não tinham como argumentar, recusar e, sim, obedecer! Não conhecer, abraçar, beijar, tocar e aí, de um momento para o outro, casar e ainda ter que transar! Era o máximo!

Pensando bem, muita coisa mudou. O mundo evoluiu e com ele tivemos a oportunidade e a liberdade de nossas escolhas. Mas, mesmo escolhendo, gostando, namorando, beijando, casando... existe o dia seguinte, e o outro, e o outro, e o outro... E com a relação, a convivência... e com a convivência, o conhecimento... e com o conhecimento, a rotina.

A relação, como o nome diz, é uma troca, uma interação, o compartilhamento entre duas pessoas que têm objetivos em comum e caminham na mesma direção. Mas o tempo... Ah, o tempo! Afinidades, interesses, idéias e ideais caminham em direções opostas. Nenhum dos dois consegue mais dar o melhor de si e nem receber do outro. Não comungam dos mesmos gostos. Não falam a mesma língua. O que antes era ENTREGA, agora se DESINTEGRA!

Os casais antigos não tinham escolha e muitos casais de hoje permanecem juntos porque não enxergam outra escolha. É o máximo! Infelizmente, como terapeuta assisto a um número relativamente grande de pessoas casadas e infelizes.

Então, o que mudou? Por que permanecer com uma pessoa de quem não gostamos mais? Do seu cheiro, do seu toque, do seu jeito, dos seus modos...

Acredito que nascemos e vivemos para sermos felizes e uma relação de troca deve ser prazerosa. Submeter-se a uma situação por conveniência, status, aparência, religião, filhos é um crime contra a natureza humana. E como todo crime... na minha opinião, não compensa.

Uma comunicação assertiva, aprender a dizer o que estamos sentindo, pensando, de forma clara, objetiva e gentil pode ser um caminho para o reencontro. Desafios podem ser superados com diálogo ou até terapia de casal. Enfim, qualquer busca para o entendimento é válida.

Mas, se você já esgotou todos os recursos, reflita e pondere se o melhor não é a separação. Não permita que o cansaço, a rotina e a preguiça se sobreponham e deixe que você continue levando, tolerando, empurrando, suportando ou até se humilhando numa situação que mais nada representa e nada mais lhe acrescenta.

Busque e lute pela sua VERDADE! Acionamos forças internas quando assumimos nossas escolhas, e forças externas vêm ao nosso encontro manifestando a nossa capacidade de superação e poder de realização. Não queira menos do que a FELICIDADE!

Silvana Giudice
Terapias individuais e em grupo.

13 comentários:

  1. Sil, parabéns!
    Mais um espaço bacana, como vc. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana.. um amigo em comum indicou seu blog!!
    vou passar por aqui sempre....
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. OLá Kamilla..fico contente e espero ter sempre uma palavra que agrade ou mesmo que não agrade ...faça refletir! Essa é a minha proposta! Bjo!!

    ResponderExcluir
  4. OI SILVANA UM AMIGO EM COMUM ME INDICOU SEU BLOG AMEI. O AMIGO É LINDOMAR CACHOEIRA DE BLUMENAU S/C,MAEI SEU BLOG BJS......

    ResponderExcluir
  5. Olá Marli, nosso amigo em comum é uma pessoa linda, e fico feliz em te ver por aqui, para podermos compartilhar de assuntos da vida de todo ser humano. Meus assuntos são variados, mas falo muito sobre relacionamentos (afinal, é o que mais pega, né? rsrs)..bjooo

    ResponderExcluir
  6. Adorei o assunto, principalmente quando fala de casamento arranjado, pois parece com o que eu tinha!Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ceicinha...postarei em breve outros assuntos sobre relacionamentos!! bjos

    ResponderExcluir
  8. Sil esta lindo o perfil eu tenho um tb no BLogger e no wordpress..quero a sua visita!
    http://suesu-su.blogspot.com/
    http://asueli4250.wordpress.com/
    Ambos, eu coloco o que mais gosto, pessoas com quem mais identifico como: Caio de Abreu, Clarice Lispector,Albert Camus, Ana Jacomo, Florbela Espanca e a Silvana Giudice conhece???
    e outros.. um blog que eu quero te indicar que é o Maximo, vale a pena seguir em coisa maravilhas é o http://papocalcinhaparte2.blogspot.com/
    Bacana este espaço, Blog é informal, as pessoas se identificam com “blogeras”, eu sou uma, faço viagem imagináveis.
    Beijos no seu coração e parabéns
    Su

    ResponderExcluir
  9. Su...bom te encontrar aqui, e adorei as dicas, que com certeza vou verificar correndo..rsrs Um beijo e espero sua visista sempre, para no mundo da "imaginação" tomarmos aquele cafezinho em meio a muitas prosas e versos...

    ResponderExcluir
  10. Vamos nos encontrar muitas vezes, aqui é o espaço onde mais gosto de passear, sei que a idéia de fazer um Blog era pertinente na sua cabeça será o melhor lugar para colocar seus artigos, informações e cheio de personalidade, vamos trocar muitas informações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bocados de mim...
    "Felicidade não é esperar que o outro faça aquilo que queremos ou que nos agrade...isso é aprisionamento.
    Felicidade é a oportunidade e o direito que damos ao outro para que ele se revele do jeito que ele é" -SGiudice-

    Sil...essa deveria estar em cada entrada na internet...acho q muita gente iria começar a pensar melhor...rs..bjs

    ResponderExcluir